O Deus do “mais”.

O Deus do “mais”

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

Salmos 37:3-6

Nosso presente tempo pode ser, entre muitas outras coisas, caracterizado como o século da desconfiança. Em uma sociedade que valoriza o que possuímos em detrimento do que somos, queremos garantias do sucesso. Geralmente, no processo de norte-americanização do Brasil corremos atrás de uma quantidade cada vez maior de seguros: automóvel, residência, vida, saúde, previdência, etc.

Mas aqui o salmista, em forma de poesia, destila sua sabedoria para obter o néctar que leva ao sucesso garantido. Basta seguir dois conselhos e apreender um ensinamento deste texto.

Primeiramente, ele aconselha: “Entrega o teu caminho ao Senhor”. Em outras palavras. Ao trilhar o seu caminho que este passe pelo crivo das leis do Senhor. Ele recomenda: “Faze o bem…”, e segue prometendo “serás alimentado”. Não te faltará nada de essencial por fazeres o bem. Depois ele é mais exigente. Não só faça o bem, mas faça isto com alegria. “Deleita-te no Senhor.” E ele continua prometendo: “Ele concederá os desejos do teu coração”.

Mas depois ele aconselha novamente: “Confia nele”. Assim como uma criança pula nos braços do pai sem medo, devemos ter fé. Novo modo de ver o mundo, uma nova experiência, um novo jeito de enxergar as coisas. Aconteça o que acontecer devemos crer que Deus sabe o que é melhor para nós. Não devemos agir como Caim e se revoltar contra Deus quando algo não sai como planejamos.

No entanto, o que me salta aos olhos neste texto é o detalhe que o salmista levanta. Até aqui ele só falou à respeito de nossas atitudes. Agora, ele vai falar à respeito do que o Senhor fará. E aí que a coisa fica complicada para quem quer que Deus faça tudo, se escondendo atrás de uma falsa piedade: “Minha vida está toda nas mãos de Deus”.

Deus é o Deus do “a mais”. Deus fará o além, o intocável, o impossível, aquilo que você não pode fazer. Ele fará conforme a sua vontade. As respostas das provas não vão cair do céu, o hospital não vai te ligar amanhã te convidando para ser médico, aquela empresa não vai te ligar te convidando para trabalhar do nada. Gênesis 3.17: “Do suor do teu rosto comerás o teu pão.”

O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Se estão te prometendo mundos e fundos sem esforços, desconfie. Não é assim que as coisas funcionam. Deus faz o algo mais, ele te protege, te guarda, te dá forças para não desistir, mas ele exige uma coisa: confie nele.

Anúncios