Dormindo como uma criança

Atos 12,1-6

felipe
Felipe dormindo

A vida é cheia de altos e baixos. Ou estamos bem ou estamos mal. Na vida cristã também acontecem situações que nos colocam contra a parede. Hoje quero lhes propor uma viagem. Apertem os cintos, pois vamos viajar através do livro de Atos. E será uma viagem de montanha-russa. Mas para esta viagem não há restrições. Podem entrar qualquer tipo de pessoa: crianças pequenas, adultos, idosos, homem, mulher, pastores, diáconos, membros da banda da igreja, etc.

Nesta viajem começamos do alto. Ao contrário da maioria das montanhas-russas começamos do alto, pois Jesus está presente e é elevado aos céus. Logo depois vamos para baixo, pois a Igreja passa quarenta dias reunidos no mesmo lugar, sem Jesus e sem o derramamento do Espírito. Mas então vamos subir, pois o Espírito Santo é dado aos homens na Festa de Pentecostes e uma multidão se entrega a Jesus. Depois vamos para baixo, pois Pedro e João curam um coxo e são presos por isso. Agora vamos para cima de novo, pois a igreja permanece em oração e estes são soltos, em seguida vamos para baixo, pois depois da oferta de Barnabé, Ananias e Safira são mortos por mentirem ao Espírito Santo, há mentira no meio da igreja. Vamos subir de novo pois os apóstolos são presos de novo e o Senhor usa Gamaliel para lhes libertar. Para baixo de novo, pois Estevão é apedrejado aos pés de Saulo. Subimos novamente, pois o perseguidor virou perseguido, e se tornou o maior missionário da igreja primitiva. Então chegamos a um ponto muito baixo da igreja.

Herodes tinha decapitado Tiago, irmão de João. E Pedro seria o próximo. A coisa está feia nesta noite. A coisa não está nada boa nesta noite. Pedro está preso.

Herodes era cruel. Ele manda decapitar Tiago, irmão de João. E vê que isto agradava os judeus. Cuidado com o que você faz para agradar os outros. Mulheres e meninas, cuidado com o que você faz para agradar o seu namorado ou seu esposo. Você que namora cuidado. Se ele quiser ter um carro, vai ter que tirar carteira, pagar emplacamento, IPVA, seguro, etc. Se ele quiser viajar para os EUA, vai se submeter a toda a burocracia que o sistema pede. Se quiser comprar uma casa vai pagar ITBI, IPTU, vai ter que ter licença para construir alguma coisa diferente. Mas lembre-se e cuidado com o que você faz para agradar o seu namorado, porque ninguém vai comprar uma vaca se ele tem leite de graça.

Pedro estava preso. Era um dia mau. Pedro estava no corredor da morte, esperando. Mas a igreja orou incessantemente. Não foi por uma hora, não foi por duas horas, foi a noite toda. Herodes colocou dezesseis guardas para tomar conta de Pedro, e o verso seis me deixa impressionado. Ele diz: “Pedro, dormia entre dois soldados”.

Pedro viu Jesus crucificado, viu Estevão apedrejado, viu Tiago ser decapitado e, ele DORMIA entre os dois soldados na prisão? Você tem uma conta atrasada e não consegue dormir? Você tem uma enfermidade e não consegue dormir? Você não arranja uma noiva ou noivo e não consegue dormir? Pedro estava no corredor da morte dormindo como uma criança.

Herodes estava acordado, porque era inseguro, com pouca autoestima. Os judeus estavam acordados, porque não viam a hora de acabar com aquela seita dos que seguiam “o caminho”. Os guardas estavam acordados porque sabiam o que lhes aconteceria se aquele prisioneiro escapasse. A igreja estava acordada orando incessantemente. Mas Pedro, dormia como uma criança.

Pedro, como você pode dormir numa situação desta? Vamos usar nossa imaginação

Eu posso dormir porque eu tenho uma promessa de Deus. Um dia na sinagoga, o rabino que eu seguia, Jesus de Nazaré abriu o livro de Salmos e leu Salmo 121,4: O guarda de Israel não dorme.

Eu posso dormir porque eu tenho uma promessa de Jesus. Em João 21,18 Jesus disse para Pedro: “quando ficares velho…”. Foi Jesus que disse e se Ele disse eu posso dormir. Porque eu ainda não estou velho.

Eu posso dormir porque eu tenho uma experiência em Deus. Eu já estive aqui antes (Atos 4). Este lugar não me é estranho. Ele já me livrou antes. Eu não vou perder meu sono, porque eu sei que Ele me livrou antes e vai me livrar hoje.

Extraído da prédica do Pastor E. Dewey Smith Jr. (House of Hope – Atlanta)

Tradução Livre

Anúncios